Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon
Uniasselvi : O Símbolo e as Cores
O Símbolo e as Cores Início

O Símbolo

O símbolo teve duas representações gráfico-simbólicas iniciais: a primeira representa as montanhas do Vale do Itajaí e deseja transmitir, através do símbolo, a sua região de abrangência; a segunda representa um dos marcos mais importantes de Indaial, a Ponte de Arcos e representa a localização geográfica e o município onde o Grupo UNIASSELVI iniciou suas atividades.

O símbolo, porém, além dessas significações físicas, tem também outras culturais, filosóficas e psicológicas que transmitem o espírito do Grupo UNIASSELVI. Embora destaquem-se os significados que estiveram presentes no momento da criação da instituição, há outros elaborados por acadêmicos e professores que, paulatinamente, vão se incorporando à simbologia da UNIASSELVI.

Entre as significações que mais estiveram presentes durante a gestão dessa idéia destacam-se:

- O sentimento de liberdade, de criatividade e de abertura para as mudanças do mundo moderno. Esta atitude é simbolizada pela representação de duas gaivotas que voam livres pelo espaço infinito;

- Dalla mente alle mani (Não basta saber, é preciso saber fazer). Trata-se do primeiro princípio norteador da UNIASSELVI e lema pessoal de Leonardo da Vinci, que representa a teoria e a prática como algo intrinsecamente imbricado. O símbolo é um fato único, é uma coisa só, embora seja composto de peças separadas apenas graficamente, tal qual a teoria e a prática;

- A forma do símbolo representa algo que não tem limites em nenhuma direção. Essa forma representa uma instituição aberta às inovações, livre do estabelecimento de padrões mínimos, empenhada no estabelecimento de um sistema de educação para todos como exigência do próprio homem, como ser em desenvolvimento. Este símbolo aberto, livre, sem limites simboliza a demanda ilimitada por cultura e educação, necessárias à vivência no mundo da globalização, no mundo sem fronteiras.

As Cores

O Grupo UNIASSELVI buscou, no conteúdo da cor, manifestação de seus princípios orientadores e de seus princípios pedagógicos e de ação. A graduação cromática, do amarelo ao vermelho, transmite a sensação de calor, de vibração, de luminosidade, de expansão, de intimidade, de acolhimento e de dinamismo que representam atitudes e aptidões necessárias aos membros da família Grupo UNIASSELVI, quer sejam acadêmicos, professores ou funcionários.

Essa graduação cromática tem um sabor doce e um odor que vai do suave ao picante. As propriedades dessa escala cromática traduzem efetivamente o espírito do Grupo UNIASSELVI: um misto de ação, ciência, técnica e aventura com salpicos de carinho, de abraços e de compreensão.

Os contrastes do amarelo sobre o preto e do preto sobre o amarelo têm a intenção de transmitir o poder e a prevalência porque busca dar realce ora à mensagem, ora à cor.

A mensagem declarada dessa monocromia entre as cores quentes do espectro solar é a potencialidade intelectual, criativa, objetiva, racional e lógica que busca o sucesso e o poder, bem com a potencialidade psíquica que busca a transformação. A transparência e a coerência, norteadoras das ações, são também o significado do amarelo do Grupo UNIASSELVI; traduzem a razão, a pesquisa, a lei, as contas ativas e passivas.

A graduação entre o amarelo e o vermelho é uma ascensão do espírito empreendedor; é o movimentar, o mover e o fazer; é o inspirar, o expirar, o conspirar e o respirar junto; é o abrir caminhos para o sucesso espiritual e material.

Enfim, a cor do Grupo UNIASSELVI representa o estar vivo e feliz; é o estar em atitude ativa, equilibrada e justa, em que as pessoas sintam prazer e percebam o sentido do seu existir.

​​​​